quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pai desisti do futebol por sua causa



Para reflexão! Carta de um menino (Júnior) que amava muito o Pai.

Pai, eu estou escrevendo esta carta porque como sou muito pequeno e as pessoas não ligam para as opiniões das crianças e pode ser que com uma carta eu possa me expressar sem ser criticado. Os adultos não aceitam a opinião das crianças, principalmente quando estão nervosos por causa do jogo.
As pessoas não olham as crianças como pessoas que têm direito de ter opiniões e que elas possam estar com razão naquilo que elas falam.
Quando os adultos não concordam com a gente, mesmo que a gente tenha razão, principalmente quando eles estão nervosos, nós é que sofremos as conseqüências e não temos como nos defender. Nestas ocasiões somos obrigados a ficar calados e isto é o pior que pode acontecer para o nosso futuro.
Pode ser que quando você estiver calmo, possa ler esta cartinha e refletir sobre tudo que estou dizendo aqui e não brigar comigo. Eu gosto muito de jogar futebol e eu quero ser um atleta de sucesso. Para isso eu conto principalmente com o seu apoio e ajuda.
Quando conseguimos vencer uma partida eu fico muito feliz, meus colegas e treinadores também, mas o que eu mas gosto é de ver você feliz. Porém quando nós perdemos, eu quero que saibas que eu, meus colegas e treinadores, somos aqueles que mais sentem a derrota.
Preciso, nesta hora, do seu apoio e incentivo, mas nem sempre é assim, você reclama, grita, briga comigo e reclama dos meus companheiros e treinadores.
Pai, isso me deixa ainda mais arrasado porque você é a pessoa mais importante na minha vida e não quero vê-lo triste por minha causa, e culpar meus companheiros e treinadores só piora as coisas pra mim.
Vencer ou perder é conseqüência de uma série de fatores algumas vezes alheios à nossa vontade.
Eu preciso da sua ajuda para poder aceitar a derrota com dignidade e encontrar forças e confiança para poder vencer a próxima partida.
Pai, quando você fica do lado de fora tentando me dar instruções durante a partida, na realidade você me prejudica mais do que ajuda, pois eu preciso ajudar os meus companheiros no esquema tático que foi combinado no vestiário e não consigo prestar atenção, ao mesmo tempo, no jogo, no meu treinador e em você.
Eu não quero ser um filho desobediente, mas como obedecer as suas ordens e a do treinador ao mesmo tempo?
Outra coisa, não fique triste caso eu faça algum gol e comemore antes com os meus companheiros que lutaram para que eu pudesse fazer o gol para o nosso time.
Quando você xinga o árbitro ou responde a torcida adversária, eu fico muito nervoso com medo que comece uma confusão e acabe em brigas.
Pai, quando um companheiro meu fizer alguma coisa de errado, não brigue com ele, porque eu também posso fazer a mesma coisa, pois estamos todos aprendendo, e você não gostaria que o pai dele me criticasse não é!
Substituição no futebol é sempre uma ação estratégica e temporária, por isso peço que não reclame e ofenda meu treinador porque ele tem um plano em mente e precisa alterar o plano a cada situação. Muitas vezes o treinador substitui um atleta para que ele possa descansar um pouco, outras vezes pode ser porque naquele dia ele não está bem. Tenha certeza de que ele está tentando fazer o melhor para a nossa equipe e a interferência dos pais só nos prejudica emocionalmente.
Pai, eu te amo muito, me ajude a ser um bom atleta atendendo aos poucos e simples pedidos que aqui eu faço a você, pois prefiro desistir do Futebol a ver você envolvido em brigas com outras pessoas.
Quero que você tenha orgulho de mim, tanto na vitória quanto na derrota, pois nós tentamos fazer a nossa parte com dedicação.
Com amor, seu filho Júnior.
P.S. Este menino que escreveu esta carta desistiu do Futebol.

5 comentários:

  1. Criança, além de motivar temos que tratar com respeito. Por que uma coisa é fato: elas se tornarão adultas e lembrarão de cada palavra nossa, motivadora ou não, e se na infância a tratamos com desrespeito na vida adulta ela irá lembrar e logo nos tratarão com indiferença. Assim nos tornamos velhos rabugentos e sem graça.

    ResponderExcluir
  2. É importantíssimo ouvir o que as crianças tem a nos dizer ou a nos mostrar,aprendemos e crescemos muito com elas! Respeitar as crianças é obrigação de todo adulto! Parabéns pelo blog!
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. Olá, amiga, tem um selinho pra ti, lá no meu blog! http://rejanebruck.blogspot.com (em MEUS SELOS!)
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  4. Oi! Passei para fazer uma visita. Muito bom o blog.
    Bjs. =D

    ResponderExcluir