quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tratamentos Alternativos a Ritalina



O "NEUROFEEDBACK"  é um tratamento que permite normalizar as alterações cerebrais típicas do TDAH - a hipofunção das áreas pré-frontais do cortéx do cérebro.


(O nome é estranho, mais esse tratamento assemelha-se aos Eletroencefalogramas (EEG) da vida, porém muito mais interessante,veja:)


Os eletrodos são colocados sobre o couro cabeludo, para a captação das emissões elétricas dos neurônios, que pulsam dentro do crânio. As informações são transferidas a um computador, que decodifica estes sinais e os utiliza para produzir imagens semelhantes a um video-game, em tempo real.


Vantagens:
- Tratamento sem medicação
- Para ser usado como alternativa ao uso de Ritalina
- Natural e não invasivo (não há irradiação e nem dá choques)


Os resultados em geral mostram melhora da capacidade de concentração em testes especificos e nas medidas gerais de inteligência, além de melhor desempenho acadêmico. Crianças em tratamento simultâneo com Neurofeedback e Ritalina puderam reduzir ou parar completamentea medicação após 30 sessões.  
**********************************************************************************************************


A " PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL-COGNITIVA - TCC"`
É um tipo específico de Terapia, diferente das demais- nela não há divã, e o terapeuta é participativo.


- Indicada para melhorar a regulação emocional (auto-controle), aumentar estima pessoal, reduzir ansiedade e aliviar a depressão.
- Apresenta um conjunto de passos, atividades e conteúdos, ao longo dos quais o cliente desenvolve habilidade que ainda não possui, passará enfrentar as situações criticas de formas mais positivas, desenvolve maior autonomia e capacidade de encontrar satisfação pessoal.
**********************************************************************************************************


PARA OS ADULTOS ALÉM DESTES TAMBÉM EXISTE O "COACHING COMPORTAMENTAL"


Pode ser definido como uma abordagem colaborativa de resolução de problemas. 
-Tem por objetivo ajudar o cliente em questões especificas  ligadas  a objetivos e metas pessoais.
- O foco do Coaching é mais limitado, se comparado à Terapia.
- Indicado quando as queixas do cliente são bem definidas e quando não há sofrimento emocional importante.


Fonte: IPDA http://www.dda-deficitdeatencao.com.br

                                             *********************

Outras terapias alternativas como massagem, Yoga, meditação, Tai-chi-chuan, Liangong, Florais de Bach podem ser utilizadas com crianças maiores. Segundo relatos de professores, crianças submetidas a algumas destas terapias têm-se mostrado, em sala de aula, mais calmas e mais envolvidas nas tarefas.
Uma terapia psicomotricista também é importante para auxiliá-lo no desenvolvimento da coordenação viso-motora, obter maior noção espaço-temporal, a ter maior equilíbrio.
Devemos observar, porém, que estas terapias alternativas não poderão substituir a psicoterapia e o uso de medicamentos se for o caso.


Fonte:http://www.profala.com


BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA!!

Um comentário:

  1. Karina, parabéns pela iniciativa... Seria tão bom se os pais tivessem informações valiosas como essas que você vem colocando no blog...

    ResponderExcluir