sábado, 23 de julho de 2011

Nova visão otimista sobre déficit de atenção divide opiniões - GLOBO ESPORTE

Astro olímpico Michael Phelps também "sofre" com o "problema".
Revelação tem encorajado pais e crianças que enfrentam a questão.

Quando pediatras diagnosticam transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, geralmente perguntam a seus pacientes se eles conhecem alguém com o mesmo problema.

Hoje, crianças podem responder essa pergunta com um nome bem conhecido: Michael Phelps, o astro olímpico, que está surgindo como modelo e inspiração entre pais e crianças cujas vidas são afetadas por problemas de atenção.

Mas o surgimento de uma grande celebridade com déficit de atenção revelou uma dissidência na comunidade de pacientes, pais, médicos e educadores que lidam com o transtorno. Durante anos, essas pessoas debateram se isso significa uma vida toda de limitações ou se às vezes pode ser algo bom.

A mãe de Michael Phelps, Deborah Phelps, diz que falou abertamente sobre o diagnóstico do filho porque quer que outros pais procurem recursos e ajuda. O filho dela parou de tomar medicamentos para o TDAH com dez anos de idade. Mas hoje a Srª. Phelps é porta-voz para a McNeil Pediatrics, que fabrica o remédio contra o déficit de atenção Concerta.  

A Srª. Phelps, que é diretora de escola em Baltimore, afirma que as características que geralmente acompanham o transtorno nem sempre são negativas, apesar de exigirem esforços e conhecimentos adicionais para ajudar as crianças a explorar seus talentos. 

"Você descobre que elas são crianças criativas", contou. "Elas têm determinação quando você consegue trabalhar com elas e ser consistente. Quero que pais jovens participem, busquem assistência e não desistam nunca." 




Nenhum comentário:

Postar um comentário